SPMFR_20110530123107_pediatricaA Secção de Reabilitação Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação foi criada por deliberação aprovada em Assembleia Geral desta Sociedade em 27 de Novembro de 1997.

A Secção tem como objectivos promover o aprofundamento e a divulgação dos conhecimentos e da prática médica relativos à reabilitação/habilitação da criança portadora de deficiência motora/multideficiência, nos aspectos da prevenção, diagnóstico, avaliação e reabilitação/habilitação.

É também um objectivo da Secção cooperar com Sociedades médicas afins, tendo estabelecido contacto com a Sociedade Portuguesa de Pediatria, do qual resultou uma colaboração activa, que se traduz pela presença de um membro de Secção na Direcção da Secção de Desenvolvimento da Sociedade Portuguesa de Pediatria, um membro no Conselho Científico da Acta Pediátrica Portuguesa e como parte integrante do grupo de trabalho da Vigilância Epidemiológica Nacional da Paralisia Cerebral aos 5 anos de idade da Unidade de Vigilância Pediátrica.

Actualmente a Secção organiza reuniões científicas monotemáticas, com discussão de casos clínicos, tentando uniformizar critérios de avaliação, seguimento e tratamento das diferentes patologias que recorrem a uma consulta de reabilitação. Estas reuniões realizam-se duas vezes por ano em diferentes hospitais do país.
As actividades da Secção são organizadas por um Secretariado constituído por um Coordenador e dois Vogais, os quais são necessariamente membros da secção.

O primeiro secretariado foi constituído pela Dr.ª Teresa Gaia, como coordenadora, Dr.ª Lurdes Palhau e Dr.ª Helena Portela.

 

Coordenadora da Secção: Dra Kátia Ferreira ( Unidade de Faro do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve)

Vogais:

Dra Helena Reis Costa ( Hospital da Senhora da Oliveira-Guimarães)

Dra Iolanda Veiros (Hospital Pediátrico de Coimbra-Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra)

Dra Mafalda Pires ( Hospital de D. Estefânia- Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central)

Dra Sandra Claro (Hospital Espírito Santo- Évora/ Hospital de Dona Estefânia- Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central)

Dr Sílvio Torra Carvalho (Hospital Dr Nélio Mendonça – Funchal)

Contacto: srp_spmfr@hotmail.com