1 - O que é a Medicina Física e de Reabilitação?

A Medicina Física e de Reabilitação (MFR), também chamada de Fisiatria, é o ramo da medicina com ênfase na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas com os nervos, músculos, articulações e ossos que podem produzir lesões temporárias ou permanentes. MFR é uma das 47 especialidades médicas certificadas pela Ordem dos Médicos. Presta cuidados integrais no tratamento de condições relacionadas com o cérebro, músculos, articulações, ossos, pulmões, coração, etc.
Abrange desde situações de traumatismo cerebral até ao tratamento da dor de costas.

2 - O que é um fisiatra?

O Fisiatra é um médico especialista em doenças ou lesões nervosas, musculares, articulares e ósseas, que afetam a forma como nos movemos. São muitas vezes referidos como médicos de Medicina Física e de Reabilitação (MFR) ou médicos de Reabilitação. Os Fisiatras tratam uma grande variedade de problemas desde ombros dolorosos, lesões no cérebro e medula espinhal, Doença Pulmonar Crónica, insuficiência cardíaca, etc. O seu objetivo é diminuir a dor, melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida de forma conservadora, ou seja, sem recurso a cirurgia.

3 - Qual a formação que os fisiatras possuem?

Após a conclusão da licenciatura em Medicina (6 anos), os médicos realizam 1 ano de Internato Geral no qual desenvolvem capacidades clínicas fundamentais gerais. Concluído o internato, se se quiserem tornar Fisiatras têm que realizar 5 anos de formação adicional específica na especialidade de Medicina Física e de Reabilitação (MFR). Os programas de formação específica são realizados nos maiores Hospitais de todo o país. Muitos médicos de Reabilitação optam por cursos adicionais avançados (Mestrados ou Doutoramentos) ou subespecializações em áreas específicas de MFR nomeadamente a Reabilitação músculo-esquelética, pediátrica, traumatismo crânio- encefálico, lesão medular, medicina desportiva, reabilitação cardíaca, pulmonar, pavimento pélvico, amputados, etc. Terminados os 5 anos de especialidade só se tornam médicos especialistas em MFR os que realizam um exame escrito e oral reconhecido pela ordem dos médicos e pelo ministério da saúde.

4 - Qual é o papel do fisiatra no seu tratamento?

Após estabelecer o diagnóstico, o Fisiatra elabora um plano terapêutico, que será levado a cabo pelo próprio doente e/ou por uma equipa pluriprofissional, incluindo médicos de outras especialidades (como Neurologista, Ortopedista, Urologista, Psiquiatra, etc.), terapeutas  (fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala) e outros profissionais de saúde tais como psicólogos, ortoprotésicos e assistentes sociais. Os elementos da equipa incluídos no plano de tratamentos são diferentes para cada doente e poderão ir variando ao longo do programa de reabilitação, por forma a adaptar-se às necessidades do doente a cada momento.

O objectivo do Fisiatra é o de ajudar o doente a manter-se tão activo quanto possível, independentemente da idade.

5 - Qual é o objectivo da intervenção do fisiatra?

A Medicina Física e de Reabilitação é muitas vezes designada como a especialidade médica da qualidade de vida, uma vez que o seu objectivo é o de aumentar a actividade e participação na sociedade do indivíduo incapacitado. O Fisiatra trata de incapacidades decorrentes de qualquer doença ou lesão envolvendo qualquer sistema orgânico, desde politraumatismos graves à prevenção de lesão nos atletas. O foco da atenção não se centra apenas na parte do corpo lesada: o Fisiatra efectua uma avaliação abrangente, envolvendo os vários aspectos da vida de cada doente – médicos, sociais, emocionais e vocacionais.

Existem diversas especializações em Medicina Física e de Reabilitação, sendo que há Fisiatras mais direccionados para a Medicina Desportiva e outros para a Reabilitação Neurológica, por exemplo.

6 - Onde é que os fisiatras trabalham?

Os Fisiatras podem ser encontrados em centros de reabilitação, hospitais gerais, consultórios e clínicas privadas onde para além de toda a sua acção de diagnóstico e tratamento são também líderes das equipas multidisciplinar que desenvolvem a sua actividade nestes mesmos serviços.

Geralmente o Fisiatra dispõe de uma formação abrangente, mas que pode estar mais concentrada em diferentes àreas tais como reabilitação pediátrica, medicina desportiva, reabilitação músculo-esquelética, reabilitação neurológica, geriatria, reabilitação cardíaca/respiratória, reabilitação de amputados, reabilitação oncológica, entre outras.

O Fisiatra também é responsável por diversas técnicas de diagnóstico e terapêutica, como por exemplo infiltrações intra-articulares, infiltrações de toxina botulínica, realização de ecografias, estudos urodinâmicos, etc.

7 - Como poderei localizar um fisiatra?

O website da SPMFR dispõe da possibilidade de localizar um Fisiatra na sua área de residência.