O envelhecimento populacional é uma realidade atual, fruto da melhoria da prestação de cuidados de saúde e da qualidade de vida. Tem particular importância nos países desenvolvidos, como Portugal, onde se prevê que nas próximas décadas se adense o aumento expressivo do número de pessoas com mais de 65 anos.

O envelhecimento envolve mudanças fisiológicas e ambientais, que podem afetar os níveis de funcionalidade, atividade e participação dos cidadãos, gerando no indivíduo idoso necessidades biopsicossociais específicas, que vão ao encontro dos cuidados holísticos prestados pela especialidade de Medicina Física e de Reabilitação.

A Reabilitação Geriátrica, assegurada por equipa multiprofissional e inter-multidisciplinar sob coordenação de médico Fisiatra, constitui um conjunto de intervenções diagnósticas e terapêuticas cujo objetivo assenta na recuperação da capacidade funcional ou melhoria da capacidade funcional residual em pessoas idosas com deficiência ou incapacidade (Boston Working Group on Improving Health Care Outcomes Through Geriatric Rehabilitation).

A preocupação com o desempenho dos indivíduos idosos, atendendo às suas necessidades, é essencial para o bem-estar destas pessoas e para a sociedade, para a sua prosperidade social e económica.

A intervenção da Reabilitação Geriátrica é abrangente, envolvendo, entre muitos outros focos de atenção:

  • A comunicação, com otimização de défices sensoriais, incluindo aqueles relacionados com a visão e a audição
  • A (des)nutrição, englobando as perturbações da deglutição
  • A vigilância e o tratamento de disfunções do pavimento pélvico
  • A potenciação cognitiva, evitando e tratando o seu compromisso, incluindo o delirium e a demência
  • A atenção à síndrome de fragilidade, à sarcopenia e à osteoporose, com estratégias para prevenção de quedas e de fraturas de fragilidade
  • A manutenção da funcionalidade e autonomia, através da preservação da mobilidade e da capacidade para realização das atividades da vida diária (AVD)
  • O combate à depressão e ao isolamento

Na realidade de envelhecimento demográfico atual, a Reabilitação Geriátrica permite uma abordagem otimizada da complexidade que é o doente idoso.

 

Énio Pestana (Coordenador)
Inês Campos (Vogal)

Eduarda Afonso (Vogal)

E-mail de contacto: Reabgeriatrica.spmfr@gmail.com