Este livro, editado em Março de 2009, surge na sequência do primeiro Livro Branco de Medicina Física e de Reabilitação aprovado em Madrid em Junho de 1989, publicado na sua versão em Português em 1990, sob responsabilidade do 4º Conselho Directivo do Colégio de MFR da Ordem dos Médicos. É mais um passo na definição da Medicina Física e de Reabilitação na Europa e um importante contributo para o desenvolvimento da Especialidade. É também um contributo para os que trabalham nas equipes multiprofissionais de Reabilitação e para todos os que necessitam de cuidados de Reabilitação, independentemente da etiologia e da sua condição.

Esta nova versão, bastante mais completa e diversificada, mantém os “velhos” conceitos que caracterizam a Reabilitação: Deficiência, Incapacidade e Desvantagem, utilizando também os ‘novos’ definidos pela OMS na International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF): Funções e Estruturas corporais, Actividades e Participação.

Para a versão original contribuíram Fisiatras de notória qualidade e destaque na MFR em Portugal: Fernando Parada, João Páscoa Pinheiro e Pedro Cantista. Este último teve a ideia e o desejo de conseguir uma versão publicada em Português.

A actual Direcção da SPMFR, que possui os direitos de autor para a sua publicação, constituiu um grupo de revisores, listados nesta versão sob o título Revisão da edição portuguesa. A todos o nosso agradecimento, que de forma voluntária, graciosa e desinteressada contribuíram para que o Livro Branco agora chegue às mãos de cada um. A Direcção da SPMFR quer também agradecer a ajuda da sua assessora pela revisão gramatical e sintáctica.

A MSD – Merck Sharp & Dohme – merece também aqui um lugar de destaque. Foi o patrocínio da MSD que viabilizou a tradução e impressão da versão publicada em português.

A todos os associados da SPMFR e todos os leitores o compromisso da Direcção da SPMFR para que a nossa especialidade e a Medicina de Reabilitação se aproxime cada vez mais dos pressupostos expressos no Livro Branco de Medicina Física e de Reabilitação

Faça o download do Livro Branco (Capa)

A Direcção da SPMFR (2007-10)
Jorge Laíns
Catarina Aguiar Branco
Carla Amaral
Fernando Almeida
Jorge Caldas
Renato Nunes