decada_do_osso

 

 

A comissão Bone & Joint Decade nasceu em Lund, na Suécia, em Julho de 1996. O objectivo seria dedicar a década 2000 – 2010 ao osso e à articulação. A ideia foi colhendo apoios de instituições internacionais e criou-se a Comissão, especificando quatro áreas de intervenção:osteoporose, doenças articulares, raquialgias e traumatismos graves.

 

Foi eleita uma Comissão Coordenadora Internacional, formada por médicos (Reumatologistas, Ortopedistas e Fisiatras), a que depois se juntaram representantes de associações internacionais de doentes (de osteoporose e artrite). O sucesso da Comissão e suas iniciativas fizeram com que se prolongasse além de 2010, estando já na segunda década de vida.

 

Em Portugal, a SPMFR é uma das três Sociedades Médicas, juntamente com a Sociedade Portuguesa de Reumatologia e a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, que pertence à Comissão Portuguesa da Década do Osso e da Articulação.

Além destas organizações, também apoiam a Década a Sociedade Portuguesa de Doenças Ósseas Metabólicas, a Associação Nacional Contra a Osteoporose (APOROS), a Associação Nacional da Espondilite Anquilosante, a Liga Portuguesa Contra Doenças Reumáticas, a Associação Nacional Doentes com Artrite Reumatóide, a Associação Nacional de Doentes com Lupus, a Associação Nacional de Doentes com Artrite Infantil e a Comissão Parlamentar de Saúde e Toxicodependência.

 

Mais informações no website oficial: http://bjdonline.org/