Livro Branco – 2018 (versão portuguesa 2023)

O Livro Branco de Medicina Física e de Reabilitação (MFR) na Europa é produzido pelos 4 Organismos Europeus de MFR (Academia Europeia de Medicina de Reabilitação – EARM, Sociedade Europeia de MFR – ESPRM, UEMS – Secção PRM, Colégio Europeu de MFR -ECPRM servido pelo Conselho da União Europeia de Especialistas Médicos-MFR ) e constitui o livro de referência para médicos de Medicina Física e de Reabilitação na Europa.

Chegou agora à sua terceira edição; o primeiro foi publicado em 1989 e o segundo em 2006/2007. O LB tem vários propósitos, desde logo propiciar um quadro unificador para os países europeus, informar os decisores a nível europeu e nacional, oferecer material educativo para médicos e internos de MFR e informações sobre MFR para a comunidade médica e outros profissionais de reabilitação e o público. O LM afirma a importância da MFR, especialidade médica primária presente em toda a Europa, com um corpus disciplinae específico, uma área comum, antecedentes e história em toda a Europa.

A MFR é reconhecida internacionalmente e parceira de grandes organismos internacionais, incluindo a OMS. As actividades da MFR baseiam-se fortemente nos documentos das Nações Unidas (ONU) e da OMS, tais como a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), o Relatório Mundial sobre a Deficiência (2011), o Plano de Acção Global para a Deficiência da OMS. 2014-2021 (2014) e a iniciativa da OMS “Reabilitação 2030: um apelo à ação” (2017).

O LB está organizado em 4 seções, 11 capítulos e alguns apêndices. O LB começa com definições e conceitos básicos de MFR e continua por que a reabilitação é necessária para os indivíduos e a sociedade. A reabilitação centra-se não apenas nas condições de saúde, mas também na funcionalidade. Assim, a PRM é a especialidade médica que se esforça para melhorar o funcionamento das pessoas com problemas de saúde ou com deficiência.

O são apresentados os fundamentos da MFR, a história da especialidade da MFR e a estrutura e atividades das organizações de MFR na Europa, seguidos através de uma apresentação completa da prática da MFR, ou seja, o conhecimento e as competências dos médicos da MFR, a área clínica de competência da MFR, a lugar da especialidade de MFR no sistema de saúde e na sociedade, formação e desenvolvimento profissional contínuo dos médicos de MFR, especificidades e desafios da ciência e da investigação em MFR. O LB conclui com o futuro da especialidade: desafios e perspectivas para o futuro da MFR.

Clique para descarregar: Tradução portuguesa do 1º capítulo 

Catarina Aguiar Branco
Presidente SPMFR – 2023

 

 

Livro Branco – 2009

Este livro, editado em Março de 2009, surge na sequência do primeiro Livro Branco de Medicina Física e de Reabilitação aprovado em Madrid em Junho de 1989, publicado na sua versão em Português em 1990, sob responsabilidade do 4º Conselho Directivo do Colégio de MFR da Ordem dos Médicos. É mais um passo na definição da Medicina Física e de Reabilitação na Europa e um importante contributo para o desenvolvimento da Especialidade. É também um contributo para os que trabalham nas equipes multiprofissionais de Reabilitação e para todos os que necessitam de cuidados de Reabilitação, independentemente da etiologia e da sua condição.

Esta nova versão, bastante mais completa e diversificada, mantém os “velhos” conceitos que caracterizam a Reabilitação: Deficiência, Incapacidade e Desvantagem, utilizando também os ‘novos’ definidos pela OMS na International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF): Funções e Estruturas corporais, Actividades e Participação.

Para a versão original contribuíram Fisiatras de notória qualidade e destaque na MFR em Portugal: Fernando Parada, João Páscoa Pinheiro e Pedro Cantista. Este último teve a ideia e o desejo de conseguir uma versão publicada em Português.

A actual Direcção da SPMFR, que possui os direitos de autor para a sua publicação, constituiu um grupo de revisores, listados nesta versão sob o título Revisão da edição portuguesa. A todos o nosso agradecimento, que de forma voluntária, graciosa e desinteressada contribuíram para que o Livro Branco agora chegue às mãos de cada um. A Direcção da SPMFR quer também agradecer a ajuda da sua assessora pela revisão gramatical e sintáctica.

A MSD – Merck Sharp & Dohme – merece também aqui um lugar de destaque. Foi o patrocínio da MSD que viabilizou a tradução e impressão da versão publicada em português.

A todos os associados da SPMFR e todos os leitores o compromisso da Direcção da SPMFR para que a nossa especialidade e a Medicina de Reabilitação se aproxime cada vez mais dos pressupostos expressos no Livro Branco de Medicina Física e de Reabilitação

Faça o download do Livro Branco (Capa)
Jorge Laíns
Presidente SPMFR 2009